COMO INCORPORAR O USO DE MÍDIAS NA SUA PRÁTICA?
1 – IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Marizete Figueiredo de Castro localizada na avenida dez, 815, Setor Remor, na cidade de Rio Maria-Pa. É uma escola grande, com cerca de 750 alunos, distribuídos em três turnos. A escola tem 12 salas de aulas, quadra, professores com graduações em cada área, e trabalha com aprendizagem contínua.
2 – TEMA DA PROPOSTA:
Escrevendo resenhas críticas, por meios de análises de filmes, programas de TV e rádio. (Rádio local – Berokan FM).
3 – OBJETIVOS:
-Analisar criticamente os conteúdos dos filmes e dos programas de TV e rádio, identificando valores e conotações que veiculam.
-Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática lingüística, para escrever as resenhas críticas.
-Ampliar a capacidade de reconhecer as intenções do enunciador, sendo capaz de aderir a ou recusar as posições ideológicas sustentadas nos discursos.
-Produzir textos de acordo com as condições de produção: função da escrita, gênero do texto, objetivos da produção do texto.
-Utilizar recursos discursivos e lingüísticos que dêem ao texto, de acordo com seu gênero e seus objetivos: organização, unidade, informalidade, coerência, coesão, clareza, concisão.
4-PÚBLICO A SER ENVOLVIDO:
As turmas das 4ª etapas do turno da noite. (turmas A e B)
5- ABORDAGEM PEDAGÓGICA:
A interação pela linguagem materializa-se em textos, orais ou escritos. Por isso, um ensino de linguagem tem de ter como unidade básica o texto, pois só ele tem significado, o objetivo é a busca de informações e o exercício de reflexão. O texto deixa de ser um conjunto de regras a serem aprendidas para tornar-se algo que se usa socialmente em ações efetivas do cotidiano. O texto é a expressão de idéias, sentimentos e experiências. A escrita de um texto manifesta o conteúdo que está na mente do aluno, ou seja, dá forma às idéias, torna-as visíveis. É, portanto, o resultado de um processo de transformação de um significado em forma. Considerando o aluno como um usuário da escrita, o objetivo principal da produção de texto nesta proposta, é trabalhar a elaboração da mensagem onde deve conter informações do que for analisado e comentários críticos, como instrumento de comunicação, em atividades que tornam possível a construção do raciocínio lógico, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos em relação à língua padrão.
6-MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS.
Os recursos tecnológicos são: Televisão, vídeo, rádio, cd.
7-AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS:
-Apresentação da proposta para as turmas, leitura, debate e sugestão.
-Listagem com nomes de filmes sugeridos pelos alunos.
-Filme: os alunos escolhem um filme para assistir na sala, ou pode ser proposto pela professora.
-Debate em sala com alguns aspectos essenciais para a elaboração da resenha crítica. (a trama, cenas, etc.).
-Produção da resenha do filme.
-Socialização dos textos, trocarem os textos e o colega vai dá opinião se o ponto de vista ficou bem fundamentado.
- Seleção das melhores resenhas ou todas, como a turma preferir, para expor no mural da escola.